Nos dias 26 e 27 de novembro, o IPEN-CNEN sediou os seminários anuais de avaliação dos programas de iniciação científica PIBIC/PIBITI/PROBIC oferecidos pela CNEN e CNPq.
O evento contou com quase 100 apresentações de bolsistas de iniciação científica dos institutos de pesquisa da CNEN: Centro do Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO), Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) e Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), além do próprio IPEN. O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), vinculado à Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), também participou do encontro.
Antonio Mauro Saraiva, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, proferiu a palestra “Saúde Planetária” e trouxe um alerta para a necessidade de agirmos com urgência para frear os eventos extremos adversos que já se tornaram uma realidade. Saraiva é coordenador da Rede de Saúde Planetária Brasil, que também conta com a pesquisadora Denise Fungaro, do IPEN, entre seus membros.
Na sequência, Carla Cury, representante do Programa Brasileiro de Embaixadores de Saúde Planetária, estimulou os estudantes a se engajarem nessa atividade, considerada essencial para mantermos o nosso planeta habitável.
Os resultados das pesquisas dos bolsistas foram apresentados a uma banca de avaliadores composta por especialistas de diversas instituições: Beate Saegesser Santos (UFPE), Leandro Ramos Souza Barbosa (USP), Juliana Ferreira-Strixino (UNIVAP), Juliana Marchi (UFABC), Lilia Coronato Courrol (UNIFESP) e Renato Araujo Prates (UNINOVE). O grupo de avaliadores elogiou o alto nível dos trabalhos e das apresentações dos jovens cientistas.

