De 13 a 19 de julho, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) marca presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que neste ano será realizada em Recife (PE), com atividades no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
No estande da CNEN na ExpoT\&C — exposição de ciência e tecnologia integrante da programação do evento — o público poderá conhecer de perto como a tecnologia nuclear está presente em diversos aspectos do cotidiano, por meio de experiências interativas, demonstrações e exposições promovidas por suas unidades técnico-científicas.
Sediado na cidade anfitriã da SBPC 2025, o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) apresentará temas como a dosimetria biológica, que permite estimar a radiação absorvida por uma pessoa analisando alterações celulares. Dois microscópios estarão disponíveis para o público observar, na prática, como essa análise é feita.
A Unidade também levará explicações sobre espectrometria gama, análises ambientais, fontes naturais de radiação e mostrará equipamentos utilizados pela equipe em eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Quem desejar poderá, inclusive, agendar uma visita gratuita ao CRCN-NE diretamente no estande.
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) focará na divulgação científica, com apresentação de pesquisas sobre pensamento crítico em eventos de ciência, além da exibição de maquetes interativas — incluindo uma sobre o transporte de urânio e outra do Reator Argonauta. Os visitantes também poderão experimentar jogos virtuais, óculos de realidade aumentada e visitar, por meio de simulação, a “Cidade Virtual da Ciência”, além de conhecer protocolos de segurança em instalações nucleares.
Já o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) trará demonstrações de equipamentos utilizados em grandes eventos para rastreamento e segurança radiológica, como mochilas de detecção de radiação, cintilômetros e detectores pessoais. A exposição inclui também equipamentos de proteção individual (EPIs) usados em coletas ambientais e materiais empregados em ações realizadas durante eventos como os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo e a Cúpula do G20. Haverá ainda informações sobre os cursos e capacitações oferecidos pela instituição na área de proteção radiológica.
- Radiofármacos produzidos por unidades da CNEN são utilizados em medicina nuclear em todo o País. (Foto: Ana Paula Freire/CNEN)
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) apresentará quatro grandes temas: reatores nucleares, rejeitos radioativos, radiofármacos e radiação gama. A equipe irá demonstrar desde os processos de geração de energia e aplicações na medicina nuclear até o uso da radiação em estudos com gemas e joias, conservação de alimentos e esterilização de materiais. O público poderá entender como o Projeto Centena contribui para o armazenamento seguro de rejeitos radioativos no país.
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN), unidade em São Paulo, vai destacar tecnologias estratégicas e soluções voltadas à saúde, energia e meio ambiente. Estão entre os destaques os radiofármacos produzidos em sua radiofarmacia pública, essenciais para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
O desenvolvimento de elemento combustível e de célula a combustível voltados à geração de energia com menor impacto ambiental e a unidade móvel para tratamento de efluentes industriais serão expostos ao público que comparecer ao Expotec. O Instituto também apresentará estudos sobre microplásticos e seu impacto ambiental, além da palestra “Ecoinovação no Brasil: desafios e caminhos da colaboração universidade-empresa por um futuro sustentável”, abordando as articulações necessárias para impulsionar tecnologias verdes no País.
A participação da CNEN na SBPC 2025 reforça seu compromisso com a popularização da ciência e com a educação sobre o uso seguro e pacífico da energia nuclear, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer, de forma acessível e interativa, as contribuições dessa tecnologia para o desenvolvimento nacional.
A 77ª Reunião Anual da SBPC, com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e reúne instituições científicas de todo o país.
A programação completa está disponível no site oficial do evento.
- (Foto: Bianca Wendhausen/CNEN)
- (Foto: Bianca Wendhausen/CNEN)