Após um hiato de 15 anos sem concursos públicos, o IPEN celebrou a renovação da ciência nacional ao recepcionar seus novos servidores no dia 10 de fevereiro. A solenidade foi aberta com uma mensagem em vídeo do presidente da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli Junior, seguida por uma apresentação da diretora-superintendente do IPEN, Dra. Isolda Costa, que contextualizou a relevância estratégica da instituição para os recém-chegados.
O evento promoveu a integração com a alta gestão do instituto, contando com a presença dos coordenadores Martha Marques Ferreira Vieira (Ensino), Kátia Iunes Minasian Santos (Administração e Infraestrutura), Demerval Leônidas Rodrigues (Segurança) e Niklaus Wetter (Pesquisa e Desenvolvimento), além dos gerentes de seus 11 centros de pesquisa.
Um dos pontos altos do dia foi o depoimento da pesquisadora Maria Elisa Rostelato. Integrante da casa desde 1977, ela compartilhou passagens de sua trajetória de quase cinco décadas, simbolizando o vigor e a continuidade do legado técnico-científico do IPEN.
Os novos servidores também realizaram um tour pelo campus do instituto, que ocupa uma área de 500.000 m² dentro da Cidade Universitária, e nos dias seguintes à cerimônia visitaram as instalações do Reator IEA-R1, Centro de Radiofarmácia, Irradiador de Cobalto-60, Acelerador de Elétrons e Unidade Móvel de Irradiação.
Essas atividades reforçaram o papel fundamental que cada profissional desempenhará no avanço da saúde, da indústria e da pesquisa nuclear, garantindo a soberania do conhecimento brasileiro no setor.

