O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN/USP realiza na próxima sexta-feira, 28/11, o seu XXIV Workshop. O evento, conduzido em formato híbrido das 9h às 12h, destaca-se pela pauta diversificada, que engloba desde a prestação de contas do Programa até a discussão de temas como o futuro da pesquisa, inclusão e a excelência científica.
A sessão inaugural terá a apresentação do Relatório do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear pelo Dr. Julian Shorto, presidente da Comissão de Pós-Graduação, que oferecerá uma visão do desempenho e diretrizes do Programa.
Dra. Maria da Penha Albuquerque Potiens, gerente de Centro do IPEN/CNEN, homenageará Dra. Linda Caldas (1949-2025). O tributo ressaltará a inestimável contribuição da Dra. Caldas à ciência, especialmente na área da Metrologia das Radiações, e seu papel como orientadora.
A partir das 10h, Dr. Cláudio Dariva, da CAPES, apresentará a palestra "Panorama e Perspectivas da Área de Engenharias II da CAPES", onde ele fornecerá uma análise das políticas, critérios de avaliação e tendências que influenciam os programas de pós-graduação brasileiros.
O Workshop também dedica espaço para a discussão da diversidade e inclusão no ambiente acadêmico. Das 11h às 11h45, Dr. João do Carmo, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, ministrará a videoconferência "Participação de estudantes neurodivergentes nos programas de pós-graduação Stricto Sensu".
A temática visa aprofundar o debate sobre as práticas de acolhimento, as necessidades de suporte e as estratégias de adaptação necessárias para garantir que estudantes com condições como TEA, TDAH e dislexia possam prosperar em seus estudos.
No encerramento, Dra. Rafaella Menezes Ayllon apresentará a pesquisa que lhe rendeu o Prêmio Prof. Shigueo Watanabe de Melhor Tese 2024. Orientada pelo Dr. Paulo Sergio Cardoso da Silva, o trabalho aborda uma questão de relevância ambiental e saúde pública: a avaliação dos riscos radiológicos associados ao subproduto da mineração de nióbio quando este é empregado na agricultura.
Acesso para transmissão via RNP:

