Nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), realizou o I Workshop Sobre Aplicações das Tecnologias das Radiações. O encontro reuniu pesquisadores e profissionais de diferentes áreas para discutir as múltiplas aplicações das radiações e seu impacto em setores estratégicos para o desenvolvimento nacional.
A programação contou com quatro painéis temáticos, que abordaram as principais áreas em que as tecnologias das radiações se fazem presentes: meio ambiente, alimentos, saúde e indústria. Na primeira mesa o foco foi a economia circular, já o segundo painel trouxe os avanços e perspectivas de irradiação de alimentos. Na parte da saúde foram abordadas tendências em protonterapia, radiofármacos e braquiterapia, e no painel sobre a indústria, os pequenos reatores modulares e a segurança cibernética foram alguns dos temas tratados.
O evento também proporcionou visitas técnicas ao Centro de Tecnologia das Radiações e ao Centro de Lasers e Aplicações, possibilitando aos participantes conhecer de perto alguns equipamentos de referência. Além disso, foram ofertados três cursos de atualização: irradiação de alimentos, cibersegurança na indústria nuclear e uso de radiotraçadores.
Maria de Lourdes Moreira, diretora da ABEN, falou dos resultados do evento: “Nossa ideia principal era trazer esses quatro temas que impactam o dia-a-dia da população e eu fiquei muito feliz porque tivemos muitas discussões entre os participantes”. Já a diretora-superintendente do IPEN, Isolda Costa, destacou: “A importância desse workshop é muito grande, sobretudo no processo de conscientização do público sobre os desafios que enfrentamos em diferentes áreas. As tecnologias das radiações oferecem caminhos para a solução e a mitigação de vários problemas. Nossa missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e nesse sentido o uso dessas tecnologias é fundamental. Atuamos no desenvolvimento e na aplicação dessas soluções, mas também na conscientização sobre seus benefícios”.