O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) dará início ao ano letivo do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares. Para recepcionar os novos alunos, que ingressaram através de um processo seletivo aberto em janeiro, e celebrar os 15 anos de existência do curso, a instituição realizará uma aula inaugural para a Turma 2025, no próximo dia 9 de abril, às 10h, no auditório da Instituição.
O evento terá como tema “Ciência e Tecnologia Nucleares e Sustentabilidade”, onde serão abordadas as contribuições das pesquisas da área nuclear em favor de soluções mais sustentáveis para a preservação ambiental, e a importância dos trabalhos desenvolvidos no IEN/CNEN nesse campo.
Para isso, a aula inaugural contará com a ministração do Professor Dr. Renato Machado Cotta, que foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) entre os anos de 2015 e 2017. Atualmente, ele é integrante do Conselho Técnico-Científico da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (Amazul), Consultor Técnico da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), além de professor titular da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ).
A aula, do período da manhã, será aberta para toda a comunidade científica como um espaço de networking e de aprendizagem para quem atua no setor nuclear. Para garantir presença no evento, é preciso acessar o formulário de inscrição através deste link.
À tarde ocorrerão duas palestras, estas privadas para os alunos da nova turma de Mestrado Acadêmico: a primeira, sobre o programa de pós-graduação em si, apresentada pelo atual coordenador do PPGIEN, Zelmo Rodrigues de Lima, que exerceu essa função entre 2012 e 2014, e retornou ao cargo em março de 2024; já a segunda palestra ficará sob responsabilidade do chefe da Divisão de Segurança e Proteção Radiológica, João Régis dos Santos, com o tema “Ambientação de segurança para alunos de um centro de pesquisa: oportunidade de alinhamento entre a teoria e a prática".
· LEIA TAMBÉM: Coppe/UFRJ abre o ano 2025 com aula inaugural ministrada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes
Sobre o PPGIEN
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares do IEN/CNEN iniciou-se em 2004 com o Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Reatores, sendo substituído pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares em 2010.
A infraestrutura do programa é composta por instalações radiativas, como por exemplo o Reator Argonauta, os laboratórios de Radioquímica, de Computação de Alto Desempenho e de Inteligência Artificial. Já o corpo docente, possui profissionais que atuam em um amplo espectro de temas e áreas do conhecimento, mas que sempre mantêm o foco na área de reatores nucleares e tecnologias afins.
Nos últimos 15 anos, o programa já formou mais de 120 alunos, que produziram pesquisas e dissertações relevantes para o setor nuclear.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos/IEN)