Tocando Agora: ...

Programa de aceleração climática abre chamada para soluções inovadoras com o apoio da CNEN

Publicada em: 24/03/2025 13:44 - Notícias

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está entre os apoiadores do InovaClima Brasil, programa de aceleração que impulsionará startups e projetos científicos voltados à sustentabilidade. Empreendedores e pesquisadores de todo o país já podem inscrever suas soluções inovadoras em duas frentes estratégicas para o futuro do planeta: Agricultura Sustentável e Descarbonização e Transição Energética. As inscrições ficam abertas até 31 de março pelo site: www.cietec.org.br/inovaclima-br.

A iniciativa busca conectar e fortalecer projetos alinhados à mitigação das mudanças climáticas, oferecendo mentoria especializada, networking estratégico e acesso a investidores e potenciais parceiros. Ao todo, seis soluções por região serão selecionadas para participar gratuitamente do programa.

Na categoria “Agricultura Sustentável”, o foco está na otimização do uso de recursos naturais no agronegócio, redução da pegada de carbono na produção de alimentos e implementação de práticas regenerativas. Já na frente “Descarbonização e Transição Energética”, os projetos podem propor tecnologias e processos inovadores para redução de emissões, eficiência energética e ampliação do uso de energias renováveis.

Além de impulsionar a inovação sustentável, o InovaClima Brasil está alinhado às diretrizes do Nova Indústria Brasil, reforçando o protagonismo do país na transição para uma economia verde. Os projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar suas soluções na COP30, que ocorrerá em Belém (PAentre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, colocando o Brasil no centro do debate global sobre inovação climática.

Aliança pelo Clima

Além da CNEN, fazem parte da Aliança pelo Clima: Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Agência Paulista das Tecnologias do Agronegócio (Apta); Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec); Cidade Inovadora; eAmazonia; Instituto Elevanza; Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (Nepen);  Pantatech Aceleradora; Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (Rami); Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá; e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Fonte: Cocom/CNEN 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
GOVERNO