Tocando Agora: ...

33ª edição do Workshop da Pós-Graduação do IPEN-USP apresentou temas de interesse a alunos e orientadores

Publicada em: 03/01/2025 17:36 - Notícias

O evento foi realizado em 17/12 com programação que destacou temas como saúde mental, inovação e orientações sobre publicações científicas

Com a participação de alunos, orientadores e demais interessados, a Comissão de Pós-Graduação do IPEN-USP realizou a 33ª edição do Workshop do Programa em Tecnologia Nuclear no dia 17 de dezembro no auditório Prof. Dr. Rui Ribeiro Franco, no Prédio de Ensino do Instituto. O evento contou com transmissão online possibilitando ampliar o público participante. A abertura do evento contou com as participações online da diretora do IPEN, Isolda Costa e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Calvo que por conta de compromissos em outros estados não puderam participar presencialmente. Costa destacou a excelência da Pós-Graduação desenvolvida no IPEN em parceria com a USP e o número de titulados, acima de 3.400, desde sua formação em 1976. Calvo lembrou que o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, quando reitor da USP, citava o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto como um exemplo de êxito. Comentou sobre ações que a direção da CNEN vem promovendo para estimular e fortalecer a pesquisa acadêmica em suas unidades técnico-científicas.

O atual presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPEN-USP, o físico Eduardo Landulfo, apresentou um panorama detalhado sobre os resultados obtidos pelo Programa em Tecnologia Nuclear. Destacou os principais fatos e eventos organizados pelo setor e a consolidação do Sistema Gestor de Reuniões de Pós-Graduação entre outros pontos. Landulfo é também pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações (CELAPdo Instituto.

Mestrado Profissional

O IPEN possui outro Programa de Pós-Graduação gratuito, criado em 2018: o Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde. A coordenadora do Curso, a física Denise Zezell, comentou sobre a contribuição ao avanço tecnológico, além da melhor capacitação de profissionais da área da Saúde, que o Programa de Mestrado Profissional tem gerado. Destacou que as inscrições para a sétima turma se encontram abertas até o próximo dia 24 de janeiro com previsão de início das aulas em março. O Edital para o processo seletivo pode ser consultado no site do IPEN (www.ipen.br).

Da Saúde Mental às Publicações Científicas

O tema "Saúde Mental”, apresentado por Juliana Higa de Lima, psicóloga formada pela USP, despertou grande interesse por parte dos participantes. Lima participa de diversos grupos e destacou serviços como o do Instituto de Psicologia da USP, com plantões e atendimentos presenciais e on-line, o Mapa da Saúde Mental e o Centro de Valorização da Vida (CVV), com atendimento pelo telefone 188.

"Inovação” foi o foco da apresentação de Augusto Raupp, vindo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIe que atua no Serviço do Núcleo de Inovação Tecnológica (SENITdo IPEN. Raupp possui mais de 30 anos de experiência na análise e formulação de políticas públicas para o incentivo de empresas de base tecnológica.

As perspectivas de parceria entre a Pós-Graduação do IPEN-USP com a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECfoi apresentada pela química Fernanda de Mendonça Macedo, pesquisadora associada ao CELAP-IPEN. Macedo, entre outras atividades, coordena o Núcleo de Pesquisa em Química Ambiental da FATEC.

A última apresentação do Workshop coube ao pesquisador-professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sebastião Vicente Canevarolo Junior, com ampla experiência na área de periódicos científicos, que discorreu de forma clara e muito didática sobre o modus operandi das editorias de publicações técnico-científicas.

Galeria de Imagens

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
GOVERNO